terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um Livro Ao Acaso (Resenha de 'Morte Súbita', de J.K. Rowling)

Olá gente, tudo bem com vocês? Aqui estou eu de novo trazendo minha terceira resenha: Morte Súbita da J. K. Rowling. Provavelmente irão me matar depois de eu dizer isso, mas quando vi o livro, mal percebi que era de uma escritora tão famosa. Olhei, olhei, achei bonitinho, mas deixei-o de lado, me focando em outras leituras. Após um tempo, decidi lê-lo e, desculpe fãs de Harry Potter, mas me arrependi um pouco de ter tomado essa decisão....

Ok, ok, antes de vocês me xingarem e encherem meu blog de comentários do tipo: 'Você é louco?!', gostaria que vissem antes meu ponto de vista. Em primeiro lugar, o livro é adulto, ou seja, é natural que nele haja partes mais 'pesadas'. Achei que não teria problemas com isso, mas algumas partes me fizeram sim, contorcer-me de rir até não aguentar mais de tão obscenas. Esse fato não deve retirar seu mérito, afinal, 'Morte Súbita' é a mais evidente forma da tentativa da autora de emplacar-se no mundo dos escritos sem o bruxinho mais famoso do mundo.

'[...]A barriga avantajada formava uma prega que lhe caía diante das coxas e, assim que batia os olhos nele, a maioria das pessoas logo pensava no seu pênis: quando o teria visto pela última vez?[...]'. Como não gargalhar com isso?!

Segundo, o livro não consegue ultrapassar a linha de 'magnanimidade' e originalidade que marcam um livro. Por exemplo, terminei de ler a pouco tempo 'O Lado Bom da Vida'. Ele tem uma narrativa tão singela, interessante, absurda e doce, que o livro encanta exatamente pela sua 'bobeira'. 'Morte Súbita' não. A história fala, basicamente, da vida de vários personagens em dois cenários: Pagford, na qual vivem ricos conservadores, e Fields, um bairro pobre na qual vivem pessoas viciadas em drogas, mendigos, etc. Já é possível perceber que ele trata de muitos temas bem fortes.

Tudo se inicia com a morte súbita de um homem, e daí se apresenta os diversos fatos. Achei isso criativo, embora não ajudou muito porque o texto chega a ser monótono no começo, fazendo uma breve apresentação de cada personagem, suas características mais superficiais, e tal. Depois, as histórias se aprofundam e se relacionam entre si, e então, realmente, cada personagem é exposto com cada detalhe sórdido de sua vida. O problema desse livro, é o fato de tudo ter uma visão tão 'negativada'. É difícil, senão quase impossível, gostar realmente de um alguém. Comentei uma vez com minha mãe: 'Todo mundo é ruim nesse livro. A cidade é movida pela fofoca, só pode!', e realmente ainda não mudei de opinião. Houve apenas duas que me agradaram: uma garota que sofre bullying, e um pai de família degenerado. A primeira pela situação em que se encontrava, mas também pela bondade e fragilidade dela. E o segundo porque amei odiá-lo. Ele é terrível, mas mostra-se uma pessoa falha no decorrer da história.

A capa é bem bonita visualmente, apesar de não ter entendido o seu significado. Não vejo a necessidade de outros elementos visuais, porque tudo é bem descrito no livro.




Infelizmente, foi uma narrativa que me decepcionou. Ela é potencial, mas não consegue fazer com que 'entremos na história'. Ela tem partes realmente emocionantes, e apresenta fatos que chegam a ser dolorosos e chocantes, como o abuso sexual contra adultos e crianças, mas não chega ao ponto de nos fazer chorar ou pular de ansiedade. Ele não é bom, mas também não é ruim. Se manteve estático numa linha segura. Claro que esse é só o primeiro de outros livros que com certeza, ela vai lançar com a mesma temática adulta, mas Rowling ainda não atingiu seu ápice e continuará famosa por Harry Potter, não por 'Morte Súbita', que com certeza, será obscurecido pelo brilho de sua obra prima. Esse é um dos problemas de ser tão bom. As expectativas são altas demais.

Notas Finais:

Capa: 10/10 (não tem grandes detalhes, mas sua simplicidade é realmente agradável).

Personagens: 5/10 (são realmente detestáveis).

História: 8/10 (é boa, mas é extremamente lenta no início. Criativa, e aborda assuntos sérios de uma forma diversificada).

Originalidade: 10/10








68 comentários:

Unknown disse...

gostei da avaliação nunca li esse livro mas lerei ;) para ver se tenho a mesma opinião que você
FB http://amytagava.blogspot.com.br/

Iago Martins disse...

Obrigado Tuane! Ok, então depois de ler, me conta o que achou tá?

Marilsa disse...

Iago, adoro seus textos! Não me canso de lê-los e a leitura deles é, para mim, um grande prazer! Vejo você em cada palavra e confirmo aquilo que percebo diariamente: o quanto seu olhar é aguçado e quão profunda pode ser a sua crítica, embora nem sempre você a externe, não é mesmo? Apesar disso, continuo sua fã. Incondicional. Ah Como vivo querendo arranjar profissões para você (falei que poderia ser escritor, lembra-se?), aí vai mais uma: crítico (de literatura, arte, cinema...), seja lá do que for! Potencial você tem e de sobra !!! rsrsrs... Brincadeira! O importante é que você se realize, na profissão que escolher, e isto eu lhe desejo de coração! Felicidade e sucesso porque faz por merecê-los.

Vitória Cardia disse...

Oi,adorei a sua avaliação,uma visão bem crítica.
http://vitoriacardia.blogspot.com.br/fb

Iago Martins disse...

Muito obrigado mesmo Marilsa! Agredeço por todos os seus elogios! Realmente espero ter uma profissão relacionada a escrita. Ela me realiza!

Iago Martins disse...

Oi Vitória! Que bom que gostou!

Lily's Nail disse...

Não é o tipo de livro que me atrai. Gosto de romance, ou histórias de fatos reais rss
Beijos
FB
http://lilinail.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi, Iago!!!
Eu gosto de livros que prendem a minha atenção e me fazem ficar com aquela sensação boa de querer parar, continuar amanhã, mas não conseguir, sabe? Eu ainda não havia lido uma resenha ou algo sobre este livro, e o que me intriga é o fato de você afirmar que em alguns momentos foi engraçado, mas diante do que li, não sei se tenho vontade de ler. Uma coisa é indiscutível, você é ótimo escrevendo, é natural, não tem nada forçado, e é espetacular, perfeito, sem exagerar e sem deixar lacunas! parabéns, viu?!
Bjinhooo
Alê
FB
http://www.divatododia.com.br

Iago Martins disse...

Oi Liliana! Eu acho que prefiro histórias variadas. Ai depende do tipo que vou ler.

Iago Martins disse...

Oi Alessandra! Eu também prefiro livros assim, por isso foi tão difícil fazer a resenha desse Morte Súbita. Ela foi muito arrastada no início, mas logo começou a tomar ritmo. (ainda bem!) Mas agradeço pelos seus elogios querida, muito obrigado mesmo!

Lívia Santos disse...

Oi, Iago!
Adoro ler. Sou uma verdadeira traça, pois leio qualquer coisa, Paulo disse que devemos provar de tudo e reter apenas o que de bom ali existir.
Parabéns pela resenha.
FB
http://baudafilo.blogspot.com

Iago Martins disse...

Oi Maria Livia! Concordo plenamente! Nós devemos sempre experimentar as mais diversas formas de leitura. Obrigado!

Beatriz Moura bento disse...

haha ja esta louca para ler esse livro agora com a sua resenha estou mais ainda... beijos e sucesso você tem potencial de futuro escritor beijos The Luxury

Iago Martins disse...

Obrigado! No começo ele é chatinho, mas depois até que melhora.

Anônimo disse...

Gosto muito de lê , mas eu nunca li esse não . Fiquei interessada nele .
Fb : http://divasuper-vaidosa.blogspot.com.br/

Iago Martins disse...

Sim, ler é muito bom mesmo!

Luciana Dias disse...

Conheci seu blog através do Agenda dos Blogs.Seguindo.

Lú - Lú, Lãs e Linhas

Magda Moreira disse...

Olá, blogueira(o)!!!!


Sou Magda Moreira, autora do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS e estou passando para comunicar o objetivo principal da AGENDA e o seu objetivo ao se inscrever na AGENDA. Os amigos da AGENDA DOS BLOGS, através da divulgação do seu link, vão até você para comentar e seguir o seu blog. Você, por sua vez, fará o mesmo, visitando e seguindo os amigos, assim formando uma corrente da amizade. Esse recado é devido aos muitos amigos que ainda não entenderam qual o objetivo principal da AGENDA DOS BLOGS na blogosfera!!Muitos amigos estão comunicando que alguns blogs não visitam e nem seguem os blogs da AGENDA. Eu constatando esse fato, sou obrigada a remover esses blogs da LISTA DE DIVULGAÇÃO.Sou a favor dessa frase muito importante na blogosfera que é GENTILEZA GERA GENTILEZA!! Se você não é a favor, se comunique comigo para resolvermos a situação. Lembrem-se que esse é um recado geral para todos os amigos cadastrados na AGENDA. Dúvidas, estou no FACEBOOK.Bjsssss!!!!

Di Ramires ❤ disse...

oi vim Através da Agenda dos blogs, gostei de teu blog e já estou te seguindo. bjs do ♥
www.adrythamy.blogspot.com.br

Paloma Brito disse...

Olá Iago, conheci seu blog através da Agenda dos Blogs, já estou lhe seguindo! Beijos.

http://blogpalomabrito.blogspot.com.br/

Solange Maria disse...

Oi Iago,vim ao seu blog através da Agenda dos Blogs. Achei muito interessante a sua resenha, realmente você leva jeito para crítico literário, quanto ao livro Harry Potter, eu creio que este vai ficar para sempre na memória dos leitores de J.K. Howling ela vai ter que escrever algo muito bom para superar a história do bruxinho.á estou te seguindo.

Ritinha disse...

Legal!!!
Gostei daqui, bem diversificado e interessante.
bjs
Ritinha

Ah! estarei por aqui mais vezes, pode ter certeza!!!

Iago Martins disse...

Oi Luciana, obrigado pela visita!

Iago Martins disse...

Oi Adriana e Paloma! Obrigado pela visita e voltem sempre

Iago Martins disse...

Olá Solange! Poxa, muito obrigado mesmo pelos elogios. Concordo com você. Harry é famoso demais para ser superado tão rapidamente. Talvez ela até consiga, mas demore bastante.

Iago Martins disse...

Oi Ritinha! Agradeço muito sua visita! Um beijo!

Iago Martins disse...

Olá Magda! Obrigado por me colocar nesse projeto. Pode ter certeza que irei seguir todas as regras necessárias e formarei uma grande corrente de amizade. Parabéns pelo projeto!

Minda Silva disse...

É nem sempre um autor de renome consegue acertar sempre, concordo com você. Tem livros que fazem sucesso e quando você os le, para e pensa mas porque tanto sucesso algo tão sem profundidade? Já li alguns que me fizeram sentir remorso de ter gasto dinheiro com eles, penso as vezes que poderia ter comprado jujubas, seria mais útil rsrs

Muito boa sua resenha, disse tudo, e não há o que xingar, opinião é opinião, e temos de respeitar.

Venho aqui hoje conhecer seu blog, através do "Agenda dos Blogs", gostei do que vi, tudo muito lindo. Te convido a uma visita ao meu blog.

Deixo pra você, abraços e carinhos,
My
www.massovita.com

Unknown disse...

Parabéns Iago. Eu queria muito saber o link do seu blog , só que sempre que ia falar com você esquecia de perguntar. Amei seu blog rs'. Visite o meu também:

http://fantasticworldofbooksdaray.blogspot.com.br/

Iago Martins disse...

Oi. Haha, eu já me perguntei muito 'pra que eu comprei esse livro?', mas nunca preferiria gastar meu dinheiro com jujubas. Prefiro chocolate. Agradeço sua visita!

Iago Martins disse...

Olá Raylane, obrigado pela visita, volte sempre!

Unknown disse...

Olá sou do Agenda dos Blogs e já estou de seguindo vem me fazer uma visita tbm bjs...
http://drea-amigos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Gostei da resenha, lendo sua resenha, me lembrei do meu professor de história (isso foi um elogio) admiro muito ele, parabéns.
FB
Litte Things

Unknown disse...

Olá, adorei seu blog, conheci seu blog através da agenda dos blogs e estou seguindo!
Parabéns e sucesso!
http://belassaudaveis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

ÓLa vim através da agenda dos blgos, gostei do que vi e ja estou seguindo, abç
www.bybeiju.blogspot.com.br

Maria José disse...

olá!venho através da agenda dos blogs conhecer seu lindo cantinho,te seguindo...te aguardo lá no meu cantinho bjs fica c/Deus.http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

Unknown disse...

Olá querido.. passando para agradecer sua visita ao meu blog e retribui-la.. belo trabalho esse seu..!! Continue assim.. Fica com Deus.. BjoO*
Seguindo-te...!!

Ludmila Bordignon disse...

ola vim retribuir a visita e seguir! :) Fiquei feliz com sua visita.
http://socorromaterno.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Vim através do Agenda do Blog e já estou seguindo seu blog retribui por favor http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

Serendipity disse...

Adoro essa meta de ler livros, queria conseguir ler um a cada semana :D
fb
http://guchasmake.blogspot.com.br/

Sol Oliveira disse...

Oi! Vi seu Blog na agenda dos Blogs e vim conhecer! Amei seu cantinho e já estou seguindo!!Vem me acompanhar também! Estou te esperando. Beijos!

Art & Scraps

Arte e Rabisco


Beatriz Paulistana disse...

Olá Iago!!!
Que bom saber que gosta de livros...aprendi a ler e hoje não consigo ficar um dia sem ler um pouco...
Além do blog de educação infantil (Pequenos Grandes Pensantes) poderá me encontrar no blog; Clube Das Amigas Leitoras. :) Bem vindo!!!
Hoje estou visitando as novas amigas do Agenda dos Blogs e espero nos vermos mais vezes...
Seja sempre bem vinda ao meu blog!!!
Feliz e Abençoado Dia!!!
Bjokas...da Bia!!!

Unknown disse...

A meta de ler livros é realmente uma meta útil né?! Eu esse ano estava beeem fraquinha, não tinha lido nenhum e estou lendo agora um que chama A garota do penhasco, e tô amandoooo!!!!

Beijaoooo
E boa leitura!!

FB
http://www.popularnorio.com.br/

Anônimo disse...

Olá vim atraves da Agenda dos blogs estou seguindo seu blog,gostei do seu texto agradavel pra ler :) bjs e sucesso!


http://furta-corr.blogspot.com.br/

Reginaldo Silva disse...

Olá, tudo bem? Sou o Reginaldo Silva, também administrador do grupo Aprendiz de Blogueiros (as), vim te visitar porque a Agenda dos Blogs te indicou e já estou seguindo seu blog, espero sua visita:

http://www.reginaldosillva.com/

https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

Sucesso!

Unknown disse...

Olá vim através do agenda dos blog.
Já te seguindo
http://josi-artesanato.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá Venho através da Agenda dos Blogs para conhecer o seu cantinho, muito lindo parabéns. Ja estou te seguindo... Venha conhecer o meu cantinho também bjos :)
http://www.franparadise.blogspot.com.br/

tania M disse...

olá,vi seu blog na agenda e já estou te seguindo.Gostei da resenha,não tinha ideia do que se tratava esse livro.Fui a Bienal e trouxe alguns mas só poderei ler semana que vem,estou na correria devido a colaçãod e grau da filhota.Voltarei aqui para ver as novidades.Te aguardo no meu cantinho e se gostar,me segue.Tania Mara
www.fuxikitosecia.com.br

Aprendacomanet disse...

Olá Vi você na Agenda dos Blogs.
Vim para conhecer o seu cantinho para ler. Muito Lindo seu Blog, ótimas informações.. Já estou te seguindo!
Venha conhecer o meu Blog! :)
http://aprendacomanet.blogspot.com.br/
Abraços
Profa Ivete

Mari Sacramento disse...

Olá!! Tudo bem??

Eu gostei muito de Morte Súbita, mas entendo o seu ponto de vista!!

Acho que a gente não pode mais vincular a JK apenas ao mundo Harry Potter. Quem lê Morte Súbita esperando encontrar a magia de Harry Potter vai se decepcionar.

Gostei do livro por ser uma crítica real ao mundo em que vivemos. Preconceito, fofoca e falta de preocupação com o bem estar dos outros. Isso tudo realmente acontece e achei que JK relatou bem no livro. Como também existem pessoas boas, que trazem consequencias com a sua morte.

Enfim... não vejo a hora de JK lançar o seu próximo livro!!

Beijos e sucesso ao blog!!!

Mari -FB
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

Lívia Santos disse...

Olá!
Vi seu blog na Agenda de Blogs. Já conheço suas resenhas e são ótimas.
Lá no meu blog tem um selinho esperando por você. Passa lá.
http://baudafilo.blogspot.com

café,filosofia & contabilidade disse...

OI igor,acabei de ver seu link na Agenda dos blogs...ja te seguindo bjs sucesso!
blogdideza.blogspot.com.br

blog da francy disse...

Olá,amei seu blog tudo de bom!!!
vim da Agenda dos blogs conhecer seu cantinho...Parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...Te seguindo com os meus dois emails!!

Segue de volta e curti!! ficarei muito feliz por te ter em meu cantinho também!!
http://francimakeup.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/franci.makeup86
Linda semana
Bjos

blog da francy disse...

Olá,amei seu blog tudo de bom!!!
vim da Agenda dos blogs conhecer seu cantinho...Parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...Te seguindo com os meus dois emails!!

Segue de volta e curti!! ficarei muito feliz por te ter em meu cantinho também!!
http://francimakeup.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/franci.makeup86
Linda semana
Bjos

femenices disse...

Eu confesso que nunca li absolutamente nada dessa autora. Sim! Eu não sou fã de Harry Potter, desculpa.

fb
www.femenices.blogspot.com.br

Unknown disse...

Gostei da sua resenha, nunca tinha ouvido falar do livro, eu gostei do nome logo de cara *-* vou tentar ler. Estou sem tempo e preciso organiza-lo melhor :( BEijos FB everyday--things.blogspot.com

Crochetando disse...

Olá Iago, seu blog e tudo que eu estava procurando...Um bom blog de leitura!
Venho da Agenda dos blogs ...Parabéns pelo belissimo trabalho,sucesso no seu blog...Já seguindo claro!
http://enfermageandotc21.blogspot.com.br

Crochetando disse...

Olá Iago, seu blog e tudo que eu estava procurando...Um bom blog de leitura!
Venho da Agenda dos blogs ...Parabéns pelo belissimo trabalho,sucesso no seu blog...Já seguindo claro!
http://enfermageandotc21.blogspot.com.br

Aline disse...

O livro ainda não li... Mas sua resenha ficou muito boa!

FB alinediedrich.blogspot.com.br

Unknown disse...

Nunca vi neste livro mais fiquei curiosa e ja to seguindo teu blog
http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

Unknown disse...

Ainda não li esse livro mais,adorei sua resenha,você mostrou sua opinião em todas as partes dele.

FB
http://apensasrosa.blogspot.com.br/

Lívia disse...

Olá, tudo bom?
Nunca tinha ouvido falar deste livro. Gostei muito da resenha. Se algum dia eu tirar um tempinho para ler mais livros(que to precisando) pode ser que eu leia, pois fiquei bem curiosa..pelo título seria um livro que eu compraria...
BjoBjo
FB
www.vemqueeuteconto.com

Iago Martins disse...

Oi Andrea Colfucci, já estou te seguindo, beijos!

Iago Martins disse...

Poxa Kathryn, muito obrigado mesmo. Se você admira ele e o relacionou a minha resenha isso é um bom sinal não é haha.

Iago Martins disse...

Oi Tayná! Obrigado pela visita!

Iago Martins disse...

Oi Mazé, gostei muito da sua visita. Vi o seu blog e adorei ele. Beijos!

Iago Martins disse...

Olá Shairane, agradeço a visita! Volte sempre!

Iago Martins disse...

Eris, obrigado! Fica com Deus também!

Postar um comentário

Oi, deixe a sua opinião! Sempre que possível irei respondê-la ok?