terça-feira, 25 de junho de 2013

Todos Contra Dante e Bullying: Uma Agressão Velada (parte 2)

Esse texto foi feito juntamente com a Luara, criadora do 'Lendo, relendo e escrevendo', um blog realmente muito legal. No final dessa postagem haverá um link com o blog dele. É a resenha do livro 'Todos Contra Dante'. A linguagem utilizado é bem diferente do meu habitual, mas espero que gostem. Deixem nos comentários o que acharam e se devo continuar escrevendo textos mais 'elaborados', ou se preferem 'os de sempre'.

É algo estranho sentir duas coisas ao mesmo tempo. Não existe algo mais confuso que isso, e não importa se é em relação ao amor, amizade, ou mesmo a uma série americana qualquer, sempre haverá uma verdadeira chuva de contradições. Se isso ocorre em detalhes tão corriqueiros, porque não aconteceria num livro? Todos Contra Dante, um livro escrito por Luís Dill (publicado pela Cia. Das Letras) nos leva exatamente a esse estado.

Para entender esses sentimentos, é necessário imaginar a grande marca da insegurança adolescente: o bullying. Chega a ser tedioso falar tanto sobre ele, mas infelizmente, é algo necessário, já que a ignorância ainda leva a atos absurdos. O livro baseia-se em fatos reais, e se você acredita que sofre na escola, não queira ler essa narrativa: ficará traumatizado.


Esse livro conta a história de Dante, um menino pertencente às camadas mais pobres da população de São Paulo. Ele sofria bullying, não somente pela sua classe social, mas pela sua aparência também. Chegou a ser agredido, e, inclusive, foi criada uma comunidade na internet para que o bullying acontecesse não só na escola, mas também nas redes sociais.

 A história é dura? Sim, mas também realista. É triste pensar num mundo onde pessoas fazem isso? Sim, mas o coração humano ainda é desse jeito.

O escritor desse livro provou ter uma profundidade, criatividade e senso de realidade muito aguçados (este último provavelmente por já ter trabalhado na imprensa). O formato do livro “Todos contra Dante” e sua temática jovem mostram o diferencial de Luís Dill, o que não diminui sua genialidade, afinal, quem já publicou mais de 30 livros, muitos deles premiados, como por exemplo “Tocata e Fuga” ou ”De carona  com nitro”, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura nas categorias Conto e Juvenil e  já foi finalista do Prêmio Jabuti por quatro vezes, não é exatamente um qualquer...

O livro passa uma mensagem muito especial, porém, o seu formato não agrada a todos, já que, em toda a história é preciso voltar uma página para ler o que os links, porém, isso ainda não é defeito que impeça a história de ser interessante para os adolescentes. A capa é atrativa para os mesmos, e a linguagem cheia de gírias dá um toque especial à história. Outro fator que é relevante para que o público alvo seja atingido é o fato de que, quando comparado a outros livros, este é curto, tem apenas 95 páginas. Nessa idade é comum que os leitores sejam ‘preguiçosos’, então isso, de certa forma é mais um atrativo para a leitura desse livro.


Notas Finais:

Capa: 6/10 (aqui considerei também o formato do livro, que é 'deitado', ou seja, na horizontal, o que remete mais ao público infantil do que adolescente. A capa é coerente com a história, mas é pobre de elementos chamativos).

Personagens: 8/10 (o protagonista até que é interessante, mas alguns personagens são realmente tediosos e alguns chegam a ser irritantes).

Originalidade: 10/10

Ilustrações: 7/10 (a capa é bem sem graça, e, embora ele acompanhe a virtualidade presente na narrativa, a falta de elementos gráficos é bem perceptível e tirou bastantes pontos aqui).

Enfim, embora tenha feito críticas a esse livro, recomendo-o sem dúvidas. Ele traz muita intensidade e realidade a nossa percepção. O modo como ele aborda o bullying é incrível, e com certeza, oferece bons conteúdos para rodas de leitura e reflexão acerda desse tema.

Blog da Luara: http://lendorelendoeescrevendo.blogspot.com.br/ (recomendo, e muito!)


domingo, 9 de junho de 2013

Todos Contra Dante e Bullying: Uma Agressão Velada (parte 1)

Olá gente, aqui estou eu de novo, trazendo desta vez uma resenha de um livro e falando sobre um assunto muito sério. Dessa vez, não farei uma análise muito crítica em relação a Todos Contra Dante, e sim, sobre o tema Bullying.

Todos têm algo que não gostam em si. O importante é respeitar
os outros e não julgar alguém pela sua aparência, e sim, pelo
o que ela realmente é.
Quem sofreu com brincadeiras bobas na escola, com apelidos e tal? Acho que todo mundo! Como a escola é um lugar onde muitas pessoas diferentes interagem entre si, é normal acontecer algo assim. Num momento de descontração ou brincadeira, algum colega sempre fala algo que não nos agrada. Felizmente, isso passa e logo nem lembramo-nos do porquê de termos ficado meio 'incomodados'. O problema é quando essas 'brincadeiras' ultrapassam os limites, ou seja, são constantes e feitas com o intuito de ferir. 

Geralmente começam com alguns xingamentos e infelizmente, evoluem para quadros de agressão física. O que mais me incomoda nisso, é o fato de muitas vezes, a pessoa virar alvo de gozação por ser ela mesma . NINGUÉM NUNCA DEVERIA TER VERGONHA DE SI MESMO, mas é o que acontece. As agressões físicas ou verbais perseguem a pessoa, levando à se sentir mal consigo. O pior, é que essas pessoas sofrem em silêncio, não falam os seus problemas e só deixam-se piorar seja pelo medo ou vergonha. O que acontece com elas? Muitas sofrem danos psicológicos irreversíveis, tornando-se agressivas e muitas com desejo de vingança. Já houveram muitos casos de indivíduos que sofreram tais coisas na infância, e quando viraram adultos, resolveram voltar a escola onde sofreram esses horrores, cometendo crimes horrorosos. E tudo por causa de algumas 'brincadeiras'.

Acho que as pessoas deveriam começar a se colocar no lugar das outras. A imaginar o mal que podem estar causando com aquilo. Na maioria das vezes, tudo se resolve na base da conversa. Quem acha que está sofrendo Bullying, não tenha medo de falar. Você SEMPRE pode confiar em alguém. Quem o pratica, pense bem nas suas ações. E saiba que você não está sendo melhor porque faz isso. Geralmente pessoas que agem desse modo, zoando com outras, só mostram a sua própria insegurança,afinal, precisam rebaixar os outros para se sentirem melhor. 

Sempre pense nos impactos que alguma brincadeira pode ter.
Será que você pode ter deixado alguém magoado? Na hora,
tudo parece engraçado, para nós. E para o alvo da brincadeira?
Se acha que fez algo assim, converse com a pessoa e peça desculpas.
Isso é melhor para todo mundo
Outra forma de Bullying que atualmente está muito difundida, é o cyber-bullying, ou seja, são as mesmas formas de agressão, mas feitas na internet, que geralmente causam muito constrangimento ao alvo, além de proteger o anonimato dos agressores. Postam-se fotos, vídeos, mensagens, etc, sempre visando humilhar e desmoralizar. Se isso ocorre com você, conte imediatamente para sua família, que saberá como proceder.

Bom, acho que perceberam minha indignação diante desse assunto. Mas não podia deixar de abordá-lo depois de tanta crueldade que vemos atualmente. Eu já sofri Bullying como a maioria dos estudantes, e realmente espero que ele acabe. Sei como é me sentir péssimo e acreditar que não há ninguém para me ajudar. Mas infelizmente, tudo que passei foi pouco comparando a outras pessoas, que inclusive perderam suas vidas por futilidades como 'ser muito alto' ou 'muito pobre'. Nós somos muito mais do que nossa aparência ou condição financeira. Somos seres humanos que merecem se sentir bem. Ufa! Meu texto ficou um pouco bagunçado, porque as ideias apareciam o tempo todo. Espero que na próxima parte, explique tudo de um jeito melhor, além de, claro, falar sobre o livro 'Todos Contra Dante'. Vou deixar só a capa aqui para vocês verem. Até a próxima!