quinta-feira, 18 de abril de 2013

Terra de Histórias: O Feitiço do Desejo (parte 1)

Bem, essa é minha primeira resenha de um livro, então perdoem-me se não escrever muito bem. Ainda sou um iniciante no quesito 'blog'.

Eu posso até não grafar assim tão bem, mas garanto que Terra de Histórias: O Feitiço do Desejo (Chris Colfer, 384 páginas, Editora Benvirá), compensa todos meus erros gramaticais. Mas antes de começar a colocar um bilhão de adjetivos aqui, (logo entenderão o porquê) vamos falar um pouco sobre o assunto principal da história: contos de fadas. Quem nunca ouviu a história da meninazinha da capa vermelha, que acaba desobedecendo seus pais e quase é devorada por um lobo esfomeado? Ou sobre  a bela mulher, tratada como lixo pelas irmãs patricinhas, e pela madrasta cruel, que recebe a visita de uma fada madrinha? Pois é, essas histórias fazem parte da cultura mundial. Ninguém imagina como, ou onde surgiram, mas todos conhecemos grande parte delas... Errado! Muitas acabam se modificando com o tempo, e perdem sua mensagem inicial. A história da Pequena Sereia é um exemplo. Na ânsia de conseguir lucro com esses contos, muitas empresas modificaram-nos, adaptando-os ao público infantil. Desenhos animados e coloridos surgiram da moça, sempre mostrando situações felizes, engraçadas, cheias de ações e com um pouco de drama. Mas impressionantemente, ela morre no final!
Ficheiro:Vilhelm Pedersen-Little mermaid.jpg
A Pequena Sereia
Desculpe-me se retirei sua infância, mas essa é a realidade. Os contos de fadas sempre transmitem valores. Nesse caso, fala sobre querer ser o que não se é. Ela era uma sereia, mas como apaixonou-se por um jovem da terra, quis ficar com ele, sacrificando tudo que tinha. Ela perdeu sua verdadeira essência na tentativa de consolidar seu amor. Isso se aplica muito ao mundo atual, principalmente aos jovens. ( afinal, contos de fadas não são assim tão ultrapassados...) Muitos esquecem as coisas que gostam e renunciam a si mesmo para ser aceitos socialmente. Doce engano este. A angústia de não ser quem você é, supera qualquer benefício ganhado.

Já a história da Bela Adormecida é sobre tentar impedir o inevitável.Quando a maldição foi pronunciada, os pais dela tentaram evitar aquilo a todo custo, destruindo todas as rocas de fiar por todo o reino. Foi tanto protegida, que quando encontrou seu primeiro fuso, espetou-se e adormeceu.
Ficheiro:Prince Florimund finds the Sleeping Beauty - Project Gutenberg etext 19993.jpg
Bela Adormecida
As histórias atualmente estão meio esquecidas pelas pessoas. Como a nossa cultura se modificou, elas deixaram de ter seu tom mágico e fantasioso. As crianças geralmente conhecem os contos, mas não se aprofundam nele. Não veem a sua mensagem. Algumas até acham coisas absurdas nelas. Eu mesmo acho a história do Menino e do Lobo um pouco exagerada. Sim, não devemos contar mentiras, mas o garoto era pequeno ainda. Não tinha consciência disso. Tudo não passava de uma brincadeira. Claro que os aldeões deveriam tê-lo repreendido e quem sabe, dado uns tapinhas nele, ( brincadeira, sou contra isso) mas o animal comê-lo por conta disso? Ok, aí acho que foi demais.

Enfim, mesmo sendo antigas, essas histórias são muito interessantes de se conhecer. As ORIGINAIS, não aquelas que vemos em desenhos na TV. Elas mechem com nosso imaginário e passam valores muito importantes... Vou me envergonhar muito agora, mas eu não conheço a história da Cachinhos Dourados... Melhor eu ir pesquisar agora e no próximo post, escrevo sobre o livro. Até mais!

5 comentários:

Marilsa disse...

Meu aluno nota "10", continue nos brindando com seus lindos textos!!
É uma delícia ler o que você escreve! Que as Musas o protejam e preservem o seu dom!

Iago Martins disse...

Agredeço muito pelo seu comentário! Fico feliz em ver que você gostou do que escrevi e principalmente, orgulhoso pelos seus elogios. Até fiquei vermelho agora...

Heitor disse...

Oi, Iago. Gostei de sua primeira resenha e já estou curioso pra ler a próxima. Eu adoro contos de fadas, mesmo antes de aprender a ler, minha mãe lia pra mim, mas eu não entendia muito bem o sentido e a moral das histórias. Hoje entendo e também acho que algumas são exageradas... Mas são legais! Continue com seu blog, como eu disse lá no meu blog, respondendo ao seu comentário, eu gosto muito do jeito como você escreve. Um abraço, Heitor (Blog do Le-Heitor)

Iago Martins disse...

Obrigado mesmo! Ainda não sei quando a 2 parte irá sair, mas será logo! Espero que também goste.

Maria Heloysa disse...

Ficou ótimo !! Continue fazendo resenhas !

FB

Postar um comentário

Oi, deixe a sua opinião! Sempre que possível irei respondê-la ok?