domingo, 9 de junho de 2013

Todos Contra Dante e Bullying: Uma Agressão Velada (parte 1)

Olá gente, aqui estou eu de novo, trazendo desta vez uma resenha de um livro e falando sobre um assunto muito sério. Dessa vez, não farei uma análise muito crítica em relação a Todos Contra Dante, e sim, sobre o tema Bullying.

Todos têm algo que não gostam em si. O importante é respeitar
os outros e não julgar alguém pela sua aparência, e sim, pelo
o que ela realmente é.
Quem sofreu com brincadeiras bobas na escola, com apelidos e tal? Acho que todo mundo! Como a escola é um lugar onde muitas pessoas diferentes interagem entre si, é normal acontecer algo assim. Num momento de descontração ou brincadeira, algum colega sempre fala algo que não nos agrada. Felizmente, isso passa e logo nem lembramo-nos do porquê de termos ficado meio 'incomodados'. O problema é quando essas 'brincadeiras' ultrapassam os limites, ou seja, são constantes e feitas com o intuito de ferir. 

Geralmente começam com alguns xingamentos e infelizmente, evoluem para quadros de agressão física. O que mais me incomoda nisso, é o fato de muitas vezes, a pessoa virar alvo de gozação por ser ela mesma . NINGUÉM NUNCA DEVERIA TER VERGONHA DE SI MESMO, mas é o que acontece. As agressões físicas ou verbais perseguem a pessoa, levando à se sentir mal consigo. O pior, é que essas pessoas sofrem em silêncio, não falam os seus problemas e só deixam-se piorar seja pelo medo ou vergonha. O que acontece com elas? Muitas sofrem danos psicológicos irreversíveis, tornando-se agressivas e muitas com desejo de vingança. Já houveram muitos casos de indivíduos que sofreram tais coisas na infância, e quando viraram adultos, resolveram voltar a escola onde sofreram esses horrores, cometendo crimes horrorosos. E tudo por causa de algumas 'brincadeiras'.

Acho que as pessoas deveriam começar a se colocar no lugar das outras. A imaginar o mal que podem estar causando com aquilo. Na maioria das vezes, tudo se resolve na base da conversa. Quem acha que está sofrendo Bullying, não tenha medo de falar. Você SEMPRE pode confiar em alguém. Quem o pratica, pense bem nas suas ações. E saiba que você não está sendo melhor porque faz isso. Geralmente pessoas que agem desse modo, zoando com outras, só mostram a sua própria insegurança,afinal, precisam rebaixar os outros para se sentirem melhor. 

Sempre pense nos impactos que alguma brincadeira pode ter.
Será que você pode ter deixado alguém magoado? Na hora,
tudo parece engraçado, para nós. E para o alvo da brincadeira?
Se acha que fez algo assim, converse com a pessoa e peça desculpas.
Isso é melhor para todo mundo
Outra forma de Bullying que atualmente está muito difundida, é o cyber-bullying, ou seja, são as mesmas formas de agressão, mas feitas na internet, que geralmente causam muito constrangimento ao alvo, além de proteger o anonimato dos agressores. Postam-se fotos, vídeos, mensagens, etc, sempre visando humilhar e desmoralizar. Se isso ocorre com você, conte imediatamente para sua família, que saberá como proceder.

Bom, acho que perceberam minha indignação diante desse assunto. Mas não podia deixar de abordá-lo depois de tanta crueldade que vemos atualmente. Eu já sofri Bullying como a maioria dos estudantes, e realmente espero que ele acabe. Sei como é me sentir péssimo e acreditar que não há ninguém para me ajudar. Mas infelizmente, tudo que passei foi pouco comparando a outras pessoas, que inclusive perderam suas vidas por futilidades como 'ser muito alto' ou 'muito pobre'. Nós somos muito mais do que nossa aparência ou condição financeira. Somos seres humanos que merecem se sentir bem. Ufa! Meu texto ficou um pouco bagunçado, porque as ideias apareciam o tempo todo. Espero que na próxima parte, explique tudo de um jeito melhor, além de, claro, falar sobre o livro 'Todos Contra Dante'. Vou deixar só a capa aqui para vocês verem. Até a próxima!




2 comentários:

Heitor disse...

Oi, Iago.
Muito bom você tratar desse assunto. Eu também já sofri bullying, mas consegui superar. Tem gente que não supera. Quando acontece, temos que pedir ajuda. Isso é muito sério.

Iago Martins disse...

É Heitor, infelizmente, as pessoas ainda tem que conviver com algo tão cruel quanto o bullying. Eu espero que livros como esse da resenha, possam mudar a mentalidade de indivíduos praticantes de ato tão baixo. Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

Oi, deixe a sua opinião! Sempre que possível irei respondê-la ok?